Os Cereais Mais Saudáveis De Mercadona

Assine a Vitónica
Um dos produtos que muitas vezes não nos carrinhos de compras, sobretudo para as famílias com crianças, são os cereais de pequeno-almoço. Graças ao marketing da indústria de alimentos se tornaram um dos produtos essenciais na primeira refeição do dia, embora saibamos de sobra que não existe um café da manhã perfeito e que há um monte de opções diferentes que podemos testar
Muitos de nós fazemos parte da compra no supermercado (embora o mercado seja um lugar muito melhor para fazê-la), e nos moldamos a tremer quando chegamos ao linear dos cereais de pequeno-almoço: qual escolher entre o turbilhão de cores, desenhos, tipos, classes e claims publicitários?
Como Mercadona é um dos super mais frequentados pela maioria, analisamos como são os cereais que ali são comercializados e os pomos de mais a menos saudáveis. Assim vos vamos dar uma mão na hora de escolher o que cereais lançar no vosso bol.
O ranking dos cereais mais saudáveis de Mercadona
Sem mais delongas, vejamos quais são os cereais que podemos integrar sem problemas em nossos pequenos-almoços diários e o que é melhor observá-los de longe guardados para ocasiões especiais. Começamos com o nosso ranking de cereais mais saudáveis Mercadona.
Sobem ao podium dos cereais menos processados
Posto
De cereais
1
Farinha de espelta
Sem surpresas, os cereais mais saudáveis que podemos optar, seja em Mercadona em qualquer outro supermercado, são aqueles que não estão minimamente processados, como podem ser o farelo de aveia, os flocos de milho e farinha de espelta, que se levam a medalha de ouro, prata e bronze, respectivamente.
Como desvantagens deste tipo de cereais? Que o seu sabor, se estamos acostumados a tomar outro tipo de cereais mais doces (alguns com uma rã uma abelha na caixa, bastante comuns sobre todos os pequenos-almoços das crianças) se tomarmos outros alimentos mais saborosos (frutas, frutos secos, etc.) é-nos-á muito (mas muito) chato.
Melhor opção da esquerda, embora seja menos atraente visualmente. Os recobertos de chocolate não costumam ser uma boa escolha, nem para adultos nem para crianças
Qual é a vantagem? Que podemos combiná-los com o que mais nos agrada, e é ideal que seja um alimento saudável. Por exemplo: podemos combinar em uma tigela o farelo de aveia com iogurte natural, pedaços de banana recém-cortados, cerca de amendoim natural e um pouco de canela por cima. Uma combinação muito rápida e fácil de preparar, que nos serve como parte de um pequeno-almoço completo.
Nota: apesar de que os flocos de espelta Mercadona levam adição de açúcar, não é uma quantidade muito grande se comparado com outros cereais de pequeno-almoço (11 gramas de açúcar por cada 100 gramas de produto). Mas lembre-se que a melhor opção seria a de encontrar alguns flocos de espelta sem adição de açúcares.
Postos de 4 a 9: cereais integrais e sem açúcar
Posto
De cereais
4
6
7
8
9
Palitos de farelo de trigo e fibra
Por trás dos cereais menos processados entram no ranking aqueles feitos à base de cereais integrais (em maior o menor medida) e que não contém adição de açúcares.
Granola crocante 0% açúcar: cuidado com o muesli em geral, porque pode nos soar como algo muito saudável, mas, em geral, para formar essas características bolinhas de cereais se usa açúcar, mel (com o qual se consegue esse "apelotonamiento" dos cereais). Estes em concreto especificam que não contêm açúcar, mas sim adoçantes (maltitol e acesulfame de potássio).
Flocos de trigo integral com frutas: se olharmos para a tag nos encontramos com que têm uma boa quantidade de açúcar, mas uma parte deste provém das frutas secas que acompanham o trigo integral. Também contém adição de açúcar, mas em menor quantidade.
Flocos de arroz e trigo integral: cuidado com a nomenclatura, pois o que é essencial é o trigo, e não o arroz. O terceiro ingrediente destes cereais (por trás do arroz e do trigo) é o açúcar, de modo que seria uma boa ideia consumi-los com moderação.
Flocos de arroz e trigo integral com frutos vermelhos: similares aos anteriores, mas acrescentando frutos vermelhos liofilizados (um processo de desidratação para conservar melhor um alimento perecível) entre os que podemos encontrar morangos, framboesas e cerejas.
Flocos de arroz e trigo integral com chocolate: similares aos anteriores, mas acompanhados de chocolate preto em vez de frutos vermelhos. Também contêm adição de açúcar como o quarto ingrediente.
Palitos de farelo de trigo e fibra: como ponto positivo, contendo farelo e farinha integral de trigo (proporcionando assim uma boa quantidade de fibra ), se bem que podem ser encontrados entre seus ingredientes vários açúcares adicionados (açúcar, açúcar caramelizados e maltodextrina).
Postos do 10 ao 13: os diferentes mueslis
Posto
De cereais
10
12
Granola crocante
Neste caso, tanto o granola com frutas, como o que leva frutos secos podem trocar de lugar, já que a composição é muito semelhante. Seria melhor que fosse fruta fresca em vez de fruta liofilizada, mas por razões de transporte e conservação tem que ser assim: sempre teremos a opção de comprar o granola sem açúcar, a palo seco e adicionar depois a fruta e os frutos secos em casa.
O granola com chocolate leva mais açúcar do que o chocolate, se tomarmos a lista de ingredientes (aparece o açúcar antes da lista, e já sabeis que os ingredientes estão sempre em ordem decrescente). No caso do granola crocante, o açúcar é o segundo ingrediente e, pouco depois, encontramos o melaço, que atua como aglutinante.
Em resumo: muito açúcar e pouco cereal integral a estas alturas da lista.
Postos de 14 a 17: os cereais açucarados e ultrachocolateados
Posto
De cereais
14
16
Cereais recheados de chocolate e avelãs
Evidentemente, os cereais menos recomendáveis da lista são aqueles que, além de não ser abrangentes e de se tratar de um produto ultraprocesado, contêm em sua composição uma grande quantidade de açúcar
Sim, esses cereais delicioso e recheado de chocolate de chocolate e avelãs (com sabor a Nocilla Nutella , basicamente) estão no final da lista: os dois principais ingredientes do recheio de cereais são o açúcar e o óleo vegetal, e não falamos de azeite de oliva extra-virgem, mas de óleo de noz de coco (refinado), óleo de palma e girassol.
Mas o que importa é a dieta, no seu conjunto,
Sim, nós podemos fazer um ranking com os cereais mais menos saudáveis, tendo em conta a sua composição e ingredientes e nutrientes que ajudam, mas não devemos perder de vista que, ao final, o que devemos considerar é a dieta no seu conjunto (entendendo-se "dieta" como "alimentação").
De pouco serve que desayunes farinha de espelta integrais se dos cubres com açúcar porque não se sabe a nada, se a meio da manhã se você comer um Bollycao porque você ficou com fome. Olho, porque isso também funciona ao contrário: se a sua dieta em geral é obtida a partir de matérias-primas de qualidade, não haveria de sofrer muito, porque metas cerca de cereais açucarados no café da manhã. Você é o mais aconselhável? Claramente não, mas pode ser que a sua dieta, em conjunto, seja mais saudável do que a de qualquer outra pessoa que toma palitos de aveia integral.
Ver a alimentação como algo global e não demonizar nem elogiar em excesso de determinados ingredientes, além de verificar toda a informação sobre os produtos que compramos, desde que esteja ao nosso alcance, pode nos ajudar a tomar decisões responsáveis e informadas na hora de fazer as compras, cozinhar e comer.
Os cereais de Mercadona ordenados de mais a menos saudáveis

Comentários